Instituições de São Gonçalo dos Campos (BA)
ONG PACE - Pé de Arte Cultura e Educação
A Pé de Arte Cultura e Educação (PACE) é uma instituição sem fins lucrativos que atua há 18 anos em São Gonçalo dos Campos, Bahia. Ela oferece atendimento gratuito a cerca de 200 pessoas, principalmente crianças e idosos afrodescendentes em situação de vulnerabilidade social.
A PACE promove uma programação diversificada, com oficinas de arte-educação e cultura, incluindo teatro, artes visuais, dança, música, capoeira, costura, yoga e culinária.
Reconhecida por diversos prêmios e editais, como o Itaú Unicef (2011), Criança Esperança (2023), Ponto de Cultura e Lei Paulo Gustavo Bahia, a PACE mantém parcerias com instituições como SESC MESA BRASIL, escolas, secretarias e organizações da Itália, Suíça, França e Bélgica, fortalecendo sua atuação por meio de colaborações enriquecedoras.
Colégio Municipal Agripina de Lima Pedreira
O Colégio Agripina é uma instituição de ensino público municipal que oferece Ensino Fundamental II, atendendo adolescentes do 6° ao 9° ano. Fundado em 1953, o colégio conta com 655 estudantes nos turnos matutino e vespertino e é um marco na história de São Gonçalo dos Campos, Bahia. Com uma equipe de 48 professores especializados, a instituição atende, em sua maioria, estudantes da zona rural, oriundos de famílias de trabalhadores simples, aposentados e beneficiários do Bolsa Família.
Colégio Polivalente
O Colégio Polivalente é uma instituição de ensino público municipal que possui dezesseis salas de aula, biblioteca, sala de vídeo, laboratórios de informática e ciências, além de um complexo poliesportivo com quadra coberta, quadra de vôlei de areia, campo de futebol society, pista de atletismo e ginásio de esportes, todos disponíveis para uso dos estudantes e da comunidade.
O colégio busca ressignificar conteúdos, promovendo interação e estreitando laços com a comunidade. Como uma instituição essencial na sociedade, sua missão é formar caráter, valores e princípios morais, capacitando os alunos a aplicar seus conhecimentos em prol de uma realidade melhor. Comprometida com a democracia, a escola valoriza a qualidade das relações entre alunos, professores, pais e gestores, praticando ativamente a convivência social.