instituições de Registro (SP)
Espaço Caixa Preta de Teatro
- R. Meraldo Previde, 531 - Centro, Registro - SP, 11900-000
O Espaço Caixa Preta de Teatro é um centro de produção e formação cultural independente criado pelo Grupo Caixa Preta de Teatro há quatro anos, cujo objetivo é oferecer campo de atividades artísticas a todo o Vale do Ribeira, além do contato com artistas e instituições de todo país e exterior.
O Espaço consiste em uma sala de espetáculos multifuncional para sessenta espectadores, palco, iluminação e sonorização profissional, camarim, sala de produção e acervo, além de toaletes e bar café aberto ao público. O Grupo Caixa Preta, que completa 30 anos de atividades ininterruptas nas artes cênicas, já percorreu inúmeros estados brasileiros com espetáculos, projetos e programas de formação cultural, e já recebeu importantes prêmios no circuito teatral brasileiro, com destaque para os mais recentes: o Prêmio Governador do Estado, em 2018, e o Prêmio Arcanjo da Cultura Brasileira 2022, pelo trabalho de excelência no fomento do teatro no Vale do Ribeira.
- 60 jovens atendidos
- Oficineiras: Ariane Keszezuk, Gabriela Canato e Kesyane Carriel
Fotos
EE Prefeita Elza Orsini de Carvalho
- Av. Governador Franco Montoro, 100 - Nosso Teto, Registro - SP, 11900-000
A Escola Estadual Prefeita Elza Orsini de Carvalho está localizada no Bairro Nosso Teto no município de Registro (SP). A escola atende cerca de 230 alunos de mais dezessete bairros da região para o Ensino Médio.
Seus alunos são, em sua grande maioria, pertencentes a classes sociais de baixa renda, em situações de vulnerabilidade social, afetiva e cultural. O nível de escolaridade dos pais corresponde ao do Ensino Fundamental incompleto, e a renda familiar, em média, é de um salário mínimo. Por essa situação os alunos são, muitas vezes, obrigados a pedir transferência para trabalhar fora e ajudar na renda familiar.
Devido à grande diversidade social e cultural dos alunos, o que muitas vezes pode ser um fator dificultador na aquisição da aprendizagem, as discussões e as reflexões explicitam os problemas evidenciados, principalmente, nas aulas de Projeto de Vida e na Tutoria. A Escola tem um papel fundamental no desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas e afetivas dos alunos, capacitando-os a tornarem-se cidadãos participativos, autônomos, solidários e competentes na sociedade em que vivem.
- 40 jovens atendidos
- Oficineiras: Kesyane Carriel e Werika Carodi
Fotos
- 60 jovens atendidos
- Oficineiras: Ariane Keszezuk, Gabriela Canato e Kesyane Carriel
Fotos
EE Doutor Fábio Barreto
- Av. Clara Gianotti de Souza, 257 - Centro, Registro - SP, 11900-000
A Escola Estadual Doutor Fábio Barreto é uma escola que atende o Ensino Médio e cerca de 250 alunos. Por estar localizada no centro da cidade de Registro (SP), seus alunos são provenientes do centro, da zona rural e de diversos bairros da cidade. A escola também recebe alunos de outras cidades próximas a Registro, como Sete Barras, Pariquera-Açu e Jacupiranga.
Com alunos provenientes de diversos locais, a escola apresenta na sua essência grande diversidade cultural e social, basicamente de uma classe econômica considerada baixa e média/baixa. Os bairros dos quais provêm a maior parte dos alunos apresentam infraestrutura precária, com acesso limitado a bens e serviços. Por outro lado, há uma parcela de alunos cujas famílias possuem condições financeiras melhores, com grau de escolaridade superior, e que procuram na escola de Ensino Integral um espaço para seus filhos estudarem o Ensino Médio com foco na continuidade dos estudos através das provas do ENEM e de bolsas do PROUNI.
Diante dessa realidade, a escola é comprometida em melhorar a situação desses alunos, promovendo um espaço de respeito e acolhimento, acreditando nos projetos de vida e sensibilizando a comunidade sobre a importância da escola. Vale destacar também que os resultados externos (SARESP e IDEB) nos últimos 3 anos destacam a instituição entre as melhores escolas da Diretoria de Ensino de Registro.
- 100 jovens atendidos
- Oficineiras: Gabriela Canaton e Fran Stephany
Fotos
- 30 jovens atendidos
- Oficineiras: Ariane Keszezuk e Gabriela Canato